quinta-feira, 10 de setembro de 2009

12ª COMPANHIA INDEPENDENTE DE POLÍCIA MILITAR COMEMORA DOIS ANOS DE CRIAÇÃO

A 12ª Companhia Independente de Polícia Militar, que abrange os municípios de Faro, Terra Santa, Juruti, Oriximiná, Porto Trombetas, Óbidos e Curuçá, no oeste paraense, completa, na próxima sexta-feira dois anos de criação. A data será comemorada com uma programação que começou nesta quinta-feira (3) com a realização de um culto ecumênico no comando da 12ª CIPM às 9 horas e encerra na sexta-feira (4) com a solenidade cívico-militar às 17 horas na Praça Santo Antônio no município de Oriximiná, onde está localizado o comando da companhia.

A companhia garante a segurança dos municípios e efetivamente realiza o trabalho de Polícia Comunitária que já é realidade em grande parte das cidades abrangidas pelo Comando de Policiamento Regional I. Em Oriximiná, as reuniões com a comunidade para saber a opinião da população e ouvir sugestões sobre os problemas que afligem os bairros são freqüentes e essa parceria tem rendido resultados positivos para a segurança pública, que podem ser verificados pelos baixo índice de criminalidade registrado nesta cidade e nos outros municípios de abrangência da Companhia.

O trabalho desenvolvido pela CIPM vai além do policiamento, ela atua também na educação das crianças, o alerta para os problemas com a criminalidade é feito pelo mascote da PM, o PMZITO. Uma das ferramentas no trabalho de Polícia Comunitária, dentro do programa Segurança Cidadã do governo do Estado. O PMZITO visita escolas, participa de palestras e contribui com dicas de seguranças e ainda alerta sobre os perigos das drogas.

Atualmente a 12ª CIPM é comandada pelo capitão Marcelo Ribeiro, que junto com seu efetivo, vem intensificando as ações ostensivas nas áreas de abrangência da Companhia e principalmente implementado as ações de Polícia Comunitária para garantir sempre a maior interação entre a Polícia Militar e a população. “É motivo de orgulho comemorar o aniversário da 12ª CIPM e o que nos causa maior satisfação é saber que a população e a polícia trabalham em conjunto, e isso é o que tem funcionado para garantir a segurança a todos”, afirma o capitão Marcelo Ribeiro.

O comandante do CPR I, coronel Agenor de Campos Coelho, afirma que a evolução dos trabalhos na região são claros, “ a Companhia foi revitalizada e a população é parceira da Polícia Militar nos trabalhos de combate ao crime. Isso garante os avanços conseguidos até hoje, e a diminuição das ocorrências. Garantir a segurança através da filosofia de Polícia Comunitária é uma orientação dada á todas as unidades que compõem este comando”, disse o coronel Campos.
FONTE: PORTAL DA PMPA

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Batalhão Xingu recebe alunos na comemoração do “Dia do Soldado”

Na ultima terça-feira, 25 de agosto, data na qual comemora-se o "Dia do Soldado", o comandante de Policiamento Regional (CPR) VIII , tenente coronel José Antônio Nery Porto de Oliveira, juntamente com o comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente coronel Lauri Roberto Ferreira da Silva, receberam no Batalhão Xingu, localizado no município de Altamira, a visita de alunos da "Escola de Educação Infantil Santa Maria".

Acompanhados de seus respectivos professores, cerca de 140 crianças de oito turmas do maternal, jardim I e II, todos com idade entre três e cinco anos, tiveram a oportunidade de conhecer e aprender sobre a importância do trabalho do Soldado da Polícia Militar do Pará, em prol da sociedade paraense.

O subcomandante do 16º BPM, capitão Isaque Costa Rodrigues e as equipe de Praças do Batalhão Xingu e do 9º Grupamento de Bombeiros Militar (9º GBM), também realizaram diversas atividades recreativas, como jogos e brincadeiras educativas, visando a socialização, cooperação e entretenimento. Requisitos essenciais para um momento de lazer e confraternização com a criançada.

O tenente coronel José Antônio Nery afirma que “essa atitude comprova que nossa Instituição só tem crescido positivamente ao longo do tempo. Nossos quartéis estão de portas abertas para a comunidade", disse o comandante do CPR III.